Eu tenho uma fobia de ano novo

Árvore de Natal, Presentes, Reuniões … nem todos se alegram no feriado principal de inverno. Por muito tempo até 31 de dezembro, alguns experimentam estresse, e o próprio Ano Novo prefere não comemorar. De onde vêm esses sentimentos?

“Eu até sonho com a forma como estou me preparando para o Ano Novo”, admite Linda, 41 anos, professor. – E se os presentes não gostarem dos presentes? Que jantar para cozinhar? Os pais do marido virão? E se todos estiverem brigando?”Para aqueles que na vida cotidiana não podem se gabar de

https://crnradio.org/2024/02/05/jet-x-jogo-de-crash-no-brasil-uma-experiencia-unica-de-corrida-e-colisao/

calma, as férias de inverno são um teste sério. “Quanto mais forte o estímulo externo, mais forte a ansiedade interna se manifesta”, explica o psicólogo clínico Natalya Osipova, “e o feriado é barulho, vaidade, aglomeração e grandes expectativas: afinal, o ano novo e o spruce sempre -verde simbolizam a atualização e vida eterna. As apostas são muito altas “. Para muitos até demais.

Eles pressionam sobre mim

“Experimentamos a forte pressão da sociedade”, diz o psicanalista Juliette Alla. – Requer que investimos tempo e dinheiro que afetem nossa auto -confiança (vou conseguir fazer tudo?) e auto -estima (como os outros vão me apreciar?) “. Se nossa confiança em nós mesmos é frágil, a necessidade de fazer tudo corretamente, o que é imposto a nós pela publicidade e por nossos entes queridos, eventualmente nos priva do sono. E chegamos a um acordo com o fato de que o novo ano é sério. Recuse -se a comemorar? “As consequências são muito perigosas: você pode passar pelo” apóstata “, quase um herege”, diz Juliette Allae.

Conflitos me separam

Ano Novo cria conflitos internos que causam culpa. “Esse ritual de pertencer à comunidade”, continua o analista, “nos permite fortalecer as conexões e fortalecer a auto -confiança: como temos nosso próprio papel na família, existimos”. Mas nossa sociedade está inclinada ao individualismo e autonomia: o primeiro conflito interno.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *